Consultoria de carreira express: dicas básicas para melhorar o currículo
Os anos de experiência em consultoria de carreira me dizem que você tem uma trajetória profissional valiosa. Já sabe quais habilidades quer destacar no seu currículo. No entanto, é tão cuidadoso que quer que ele tenha também o visual ideal. Só para que nenhum detalhe fuja da atenção do recrutador. Como fazer isso?
Chegou a hora, com o currículo pronto, de fazer aquela revisão. Porém, diferente de nossa consultoria de carreira, nós não vamos abordar inicialmente as informações da sua pessoa em si, mas sim, a parte que permite a melhor visualização do seu currículo. É importante reforçar que esse documento precisa ser organizado para que a leitura seja a melhor possível.
Portanto, reserve tempo e calma para aproveitar nossa consultoria de carreira express. Ela vai ajudar a melhorar o layout do seu currículo .
Itens como fonte e espaçamento estão na lista do que será abordado. Independente de você estar empregado ou procurando uma consultoria de carreira, é sempre válido atualizar e deixar o currículo preparado. Assim, quando a oportunidade de trabalhar na Europa aparecer, você não perde ela de vista.
Em toda Consultoria de carreira que ofereço, escuto sempre a mesma pergunta: "Há o modelo perfeito que você deve seguir?"
Como sempre falamos durante a consultoria de carreira que prestamos, até existem boas referências de layout, como o disponibilizado pelo Office que é simples e objetivo. No entanto, sempre reforçamos que você deve adaptar o currículo para o país que pretende se candidatar as vagas. Diferente do Brasil, países europeus pedem menos informações pessoais e mais detalhes pontuais na hora de falar sobre sua trajetória.
O que você deve fazer é equilibrar, em ambos os casos, como mostrará isso. Mesmo seguindo um modelo específico de exemplo, o currículo não precisa e nem deve ser extenso demais. Então, visualmente, a sua experiência pode determinar o tamanho dele, mas são os ajustes que vão melhorar como ele parecerá.
Pode ter uma ou duas páginas?! Sim, mas isso quem determinará é você. Todo currículo precisa ser personalizado.
Comece descrevendo as experiências mais atuais para depois colocar as mais antigas na descrição e destaque quais as melhorias que trouxe para as empresas que trabalham. Competente sempre a experiência profissional que não teve exterior, se a tiver. Use palavras-chaves da sua área de formação para construir a descrição de cada atividade. Use os chamados bullet points, que são conhecidos, para estruturar o texto.
5 dicas práticas e básicas de currículo
Escolha uma fonte que as letras facilitem a leitura do currículo. Alguns exemplos são a Helvetica, Calibri, Arial ou Times New Roman. O tamanho delas você pode revezar entre os títulos e descrições para dar ideia de tópicos.
Verifique se a ortografia das palavras que usou está correta. Isso é muito importante! O próprio editor de texto costuma sinalizar quando há um erro de grafia. Além disso, se o currículo está em inglês e esse não é um idioma que você é fluente, também existem dicionários online que podem te ajudar. O Oxford Dictionaries além de dar o significado da palavra, também mostra como usar, em vários contextos. Pode te ajudar a não ter dúvida sobre o termo que escreveu.
Verifique se todos os hiperlinks do currículo estão funcionando bem: email, LinkedIn, nome da empresa, ou até outras redes sociais que julgar relevantes para o documento e possam acrescentar valor ao seu perfil.
Use o cor preta para a fonte. Essa é um dica que parece óbvia, mas sempre vale reforçar. Se você tem uma boa experiência, se preencheu todos os campos de informações direitinho, pode manter a cor da fonte padrão que mesmo assim, o seu currículo vai chegar nas mãos do recrutador certo.
O espaçamento entre as linhas do seu currículo pode estar em 1. Principalmente se ele estiver grande, esse item pode te ajudar. No Word, basta selecionar o texto que deve ajustar, ir em Parágrafo e escolher o espaçamento ideal.
Últimas dicas antes de enviar o currículo para aquela vaga
Ok, o currículo está certinho, do jeito que você esperava. Então, é hora de guardar o documento nos seus arquivos do computador. Salve o currículo sempre no Word como .DOC para enviar quando surgir uma vaga.
Ao contrário do que dizem, as grandes empresas possuem um sistema que faz a leitura do arquivo por meio de palavras-chave que são efetivas quando o documento está salvo assim. Dessa forma, quando cadastrar seu currículo na página da empresa, não correrá o risco de perder uma boa oportunidade com o arquivo em PDF.
Para acabar a edição, mude o nome do arquivo que está aberto acrescentando o seu nome, sobrenome e ainda adicione a palavra Currículo. Fica muito mais fácil identificar a pessoa que enviou o documento para a vaga. Imagina que o recrutador recebe currículos para vagas diferentes todos os dias, mas assim, ele consegue te achar no próprio computador, por um dos seus nomes e o motivo que você está lá.
Siga a MoveUp no Instagram :
@debora_moveup
Fazer ou não fazer o currículo no modelo Europass?
Você já deve ter lido em algum lugar que para aplicar para vagas na Europa é preciso ter o currículo em modelo Europass.
No entanto, nós não recomendamos o uso dele.Apesar de ser aceito em muitos países, é um modelo muito extenso, difícil de ler e que não vende o profissional de forma individualizada.
Recrutadores e empresas tendem a se desinteressar mais facilmente por esse modelo de currículo.Na MoveUp Talents focamos em estruturar o currículo com técnicas de marketing. Focamos uma experiência individual, para de forma estratégica fortalecer uma marca profissional em todas as etapas do processo seletivo.
Entenda como funciona: www.moveuptalents.com.br/serviços
Dicas finais sobre o conteúdo do currículo Europeu
Com o documento pronto, ressaltamos alguns detalhes ainda que contribuam para que você chegue cada vez mais perto das oportunidades que busca na Europa:
– O seu currículo deve ser adaptado para cada vaga específica que procura. Coloque como palavras-chave da função na descrição da experiência.
– Seja cronológico e organizado, esses pequenos detalhes facilitarão a leitura e a atenção para as suas informações.
– Revisar o currículo para que não contenha erros ortográficos. Garanta, por exemplo, a tradução para o inglês não esteja a nível do Google Tradutor.
– Você deve promover suas qualidades. Em outras palavras, se vender de forma estratégica nas suas informações, mas não deve adicionar ao currículo informações falsas.
O currículo é apenas uma das ferramentas que devem usar em um processo seletivo para conseguir uma vaga que busca trabalhar na Europa. Ele é a porta de entrada para novas oportunidades na sua área profissional, mesmo aproveitado em um país no exterior.
O nosso objetivo é ajudar os profissionais a se preparar e melhorar a sua apresentação. Focamos em todo o processo de transição de carreira para o mercado de trabalho europeu. Se você quer estar seguro e confiante para conquistar uma oportunidade de trabalhar na Europa, na sua área de formação no exterior, entre em contato conosco. Trabalhamos com o fortalecimento da marca profissional. Portanto, fazemos a elaboração currículo, carta de apresentação e LinkedIn estratégico (conteúdo e orientação de como utilizá-lo).
Além disso, oferecemos mentoria de carreira com informações de mercado e preparação para entrevista em inglês. Tem interesse? Entre em contato: contato@moveuptalents.com.br
Uma carreira internacional na Europa é um grande objetivo, e alcançá-lo pode trazer realização tanto na área profissional quanto na pessoal para você. Porém um único objetivo não basta para continuar motivado na jornada.
Você sonha em trabalhar na Alemanha e seguir uma carreira de sucesso? Também não sabe exatamente em qual cenário o mercado de trabalho alemão se encontra? Então esse artigo é para você que deseja uma carreira profissional na Alemanha e conhecer as condições e oportunidades que têm surgido.
Você está insatisfeito com a área que trabalha? Sente que pode trabalhar na área de sua formação ou buscar algum outro trabalho morando na Europa? Realizar essa transição de carreira pode parecer desafiador e trazer uma certa ansiedade. Veremos alguns desafios que você pode enfrentar nessa jornada e também como superá-los.
Você quer impressionar empresas e garantir sua carreira profissional? Você precisará de um elemento que aumentará suas chances de contratação. Quer descobrir que elemento é esse? Ele é a cover letter.
Construir uma carreira profissional de sucesso não é um bicho de sete cabeças, porém não é tão fácil assim, ainda mais quando se trata de construir essa carreira no exterior. Porém existem passos a serem seguidos para que você defina um plano de ação para participar de processos seletivos, conquistar sua vaga e caminhar rumo ao sucesso numa empresa em algum país europeu.
Trabalhar na Europa é um desejo universal. Por isso, nesse momento, há pessoas em todos os continentes estruturando...
Trabalhar em Portugal é um dos principais objetivos dos brasileiros que querem viver na Europa...
Dominar o idioma inglês se tornou uma exigência nas melhores vagas para quem quer trabalhar na Europa...