Você está insatisfeito com a área que trabalha? Sente que pode trabalhar na área de sua formação ou buscar algum outro trabalho morando na Europa? Realizar essa transição de carreira pode parecer desafiador e trazer uma certa ansiedade.
Veremos alguns desafios que você pode enfrentar nessa jornada e também como superá-los.
DESAFIOS DA MUDANÇA DE CARREIRA:
1. Falta de Autoconfiança
Já imaginou se sentir sem inspiração pelo trabalho ou até não ver um sentido? Muitas pessoas têm medo de chegar à idade da aposentadoria sem ter desfrutado de uma carreira gratificante que as deixará orgulhosa, porém elas não conseguem fazer algo a respeito. Algumas se sentem presas, limitadas, outras não sabem por onde começar e não conhecem as opções que têm para se dedicarem a uma busca por uma vaga em outra área ou empresa.
Você sente como se tivesse a visão obscurecida? Com pouca experiência na área e um conhecimento não tão vasto? Outras questões podem surgir como: será que consigo ganhar o mesmo salário ou mais? O que será que vão dizer? Vou precisar reduzir meu estilo de vida com o novo salário? Esses obstáculos que são criados em nossa mente apenas nos impedem de realizar aquilo que estamos sonhando: a transição de carreira. Essas questões irão levantar medo enquanto você estiver desinformado. Você pensará se suas habilidades serão boas o suficiente para as oportunidades que surgirem.
A autoconfiança é uma barreira na transição de carreira, pois por que você se arriscaria se não certeza de que dará certo? Porém pensar assim irá afetar como você se sente, criar ideias assustadoras sobre mudar de carreira e ter impacto negativo em como você se sente no trabalho atual te deixando ainda mais frustrado.
2. Medo da Incerteza
A incerteza de que algo dará certo acarretará em vários aspectos como procrastinação, pensar e analisar muito, muita análise e pouca ação. Você pode acabar ficando preso na necessidade de ter um momento incrível e iluminado onde uma ideia surpreendente irá surgir. Porém você deve se atentar a esse medo, não o deixe te travar por não saber o que virá a seguir, pois a incerteza será sempre uma barreira mesmo em um emprego que pareça perfeito para você. Começar em um novo emprego é, de fato, empolgante, mas sempre haverá incertezas, pois você nunca saberá com exatidão os próximos passos que serão dados e isso é normal.
A parte mais importante de todas é dar o passo que colocará seus planos em ação e transformar seus pensamentos em iniciativa.
Como diz Robin Arzon: Você tem que querer mais do que temer”.
3. Falta de Direção
Na busca por trabalhar em uma nova área, você precisa ter em mente em qual direção você irá caminhar mesmo que deseje uma nova carreira. Aplicar-se a todo tipo de vaga em uma busca insana por uma transição de carreira pode fazer com que você perca um bom tempo correndo atrás desse objetivo.
Agora imagine se você pudesse criar um plano com as seguintes informações:
- Empresas de interesse
- Vagas de interesse
- Salários
- Suas habilidades
- Sua formação
- Sua experiência
- Vagas disponíveis
Com as informações acima você terá mais clareza na hora de escolher oportunidades para enviar currículos e cover letters. Porém, se você continuar a mandar aplicações para vagas aleatórias sem avaliar os fatores que te ajudaram a tomar uma decisão mais assertiva, seu nível de autoconfiança diminuirá tendo em vista que suas habilidades e experiências não combinam com as vagas. Isso pode acarretar em uma série de nãos e a rejeição por parte de recrutadores pode virar um padrão repetitivo.
COMO SUPERAR ESSES DESAFIOS:
1. Não faça isso sozinho
Procurar vagas e novas opções de carreira pode parecer cansativo quando não se sabe exatamente o que se fazer. Isso pode nos deixar mais apavorados do que o normal e trazer certo desconforto.
Para garantir que o processo não será tão exaustivo, cerque-se de pessoas que podem te ajudar nessa jornada, colegas com mais experiências, colegas com os quais você pode contar; crie uma rede de networking com pessoas que já passaram por situações semelhantes, desenvolva conexões confiáveis em redes como LinkedIn. O processo de transição não será tão fácil, será necessário ter persistência, então tenha pessoas com as quais você poderá contar para se manter motivado.
Criar conexões pode criar oportunidades. As pessoas nas quais você se apoiará poderão te orientar e te dar senso de direção. Não tenha medo de pedir conselhos. O resultado será novas conexões e novas ideias. Então não descarte a ideia de ter pessoas por perto, pois você não sabe até onde isso pode te levar.
2. Aja para criar mudanças
Estar num emprego onde você não está mais satisfeito ou se sente estagnado é difícil, mas buscar uma nova oportunidade também é difícil.
É aqui onde mora o X da questão. Qual difícil você escolherá? O difícil de continuar em seu atual trabalho ou a difícil jornada de buscar uma transição de carreira? Essas duas decisões trarão recompensas diferentes, uma melhor e outra pior. Elas possuem grau de dificuldade diferentes, e a mais difícil trará a melhor recompensa.
Se você busca uma mudança, você precisa pensar menos e agir mais. Isso não significa que suas decisões serão irracionais, mas sim que você não pode usar o “pensar muito” como desculpa para procrastinar. É totalmente possível tomar decisões racionais pensando em um curto espaço de tempo.
Há inúmeras opções de ações para que a mudança comece a acontecer, e abaixo estão 4 delas:
- Se inscreva em cursos e especializações
- Torne seu currículo mais relevante
- Crie conexões
- Crie um networking com pessoas de outras áreas para conhecer mais sobre novos rumos
3. Se conecte com pessoas
O networking é a melhor área para começar quando você quer mudar de carreira. O pode da conexão com pessoas permite que você se apresente por completo e não só aquela sua versão apresentada no currículo. Pessoas podem facilmente te indicar a oportunidades que surgirem e te aconselharem a quais direções seguir. Mas certifique-se sempre de estar cercado de pessoas experientes e de confiança.
Ter amigos e mentores pode te ajudar nessa jornada e contribuir para que você alcance o sucesso na sua transição de carreira.
Então se você está buscando a sua transição de carreira e ainda tem medo do que virá adiante, não se esqueça de aplicar as dicas deste artigo.
Tenha foco e determinação. O processo de transição de carreira internacional requer pesquisa para entender o mercado e encontrar as vagas adequadas para o seu perfil.
E aí, o que você achou? Compartilhe esse artigo com outras pessoas que buscam a transição de carreira e continue acompanhando a MoveUP.
Uma carreira internacional na Europa é um grande objetivo, e alcançá-lo pode trazer realização tanto na área profissional quanto na pessoal para você. Porém um único objetivo não basta para continuar motivado na jornada.
Você sonha em trabalhar na Alemanha e seguir uma carreira de sucesso? Também não sabe exatamente em qual cenário o mercado de trabalho alemão se encontra? Então esse artigo é para você que deseja uma carreira profissional na Alemanha e conhecer as condições e oportunidades que têm surgido.
Você está insatisfeito com a área que trabalha? Sente que pode trabalhar na área de sua formação ou buscar algum outro trabalho morando na Europa? Realizar essa transição de carreira pode parecer desafiador e trazer uma certa ansiedade. Veremos alguns desafios que você pode enfrentar nessa jornada e também como superá-los.
Você quer impressionar empresas e garantir sua carreira profissional? Você precisará de um elemento que aumentará suas chances de contratação. Quer descobrir que elemento é esse? Ele é a cover letter.
Construir uma carreira profissional de sucesso não é um bicho de sete cabeças, porém não é tão fácil assim, ainda mais quando se trata de construir essa carreira no exterior. Porém existem passos a serem seguidos para que você defina um plano de ação para participar de processos seletivos, conquistar sua vaga e caminhar rumo ao sucesso numa empresa em algum país europeu.
Trabalhar na Europa é um desejo universal. Por isso, nesse momento, há pessoas em todos os continentes estruturando...
Trabalhar em Portugal é um dos principais objetivos dos brasileiros que querem viver na Europa...
Dominar o idioma inglês se tornou uma exigência nas melhores vagas para quem quer trabalhar na Europa...