TRABALHAR EM PORTUGAL. Tudo sobre o custo de vida em Portugal
Trabalhar em Portugal é um dos principais objetivos dos brasileiros que querem viver na Europa. E sem dúvida um dos destinos que mais apresenta vantagens para os que desejam viver fora legalmente. A comunidade no país é tão forte que dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já apontam que um em cada cinco estrangeiros que vivem no país tem a nacionalidade.
Entre as principais vantagens do país para os brasileiros estão:
Os acordos com o Brasil que trazem a possibilidade de autorização de residência e trabalho facilitados.
Morar e trabalhar em Portugal vai permitir acesso aos serviços públicos de saúde como os portugueses.
O clima e variedade de locais para socialização são apontados como itens que ganharam expatriados em Portugal, segundo pesquisa da InterNations.Sem contar o idioma que é, muitas vezes, um fator determinante quando a decisão é imigrar com filhos, consequentemente.
Porém, quais são os custos de vida ara quem quer trabalhar em Portugal? Quanto um brasileiro precisa por mês para morar no país?
O artigo de hoje pode te ajudar a ter essa ideia para que você se organize para trabalhar em Portugal. Você vai descobrir qual o salário mínimo. Quanto pode custar os aluguéis em cidades como Lisboa e Porto, e ainda quanto pode gastar com as contas de água e luz. Confira
Qual é o salário de um estrangeiro que quer viver e trabalhar em Portugal?
Isso depende. O salário mínimo português atualmente é de 665 euros. Esse valor é pago, em geral, para atividades onde os cargos não exijam habilitações acadêmicas ou técnicas. Como, por exemplo, o caso dos atendentes em bares e cafés, call center, entre outros. Porém, apesar de ser uma referência para as empresas e estipulado por lei, esse valor podem variar.
No caso de ter um diploma acadêmico ou técnico, a referência salarial pode mudar. Conforme informações do Instituto Nacional de Estatística (INE), a remuneração média em Portugal para quem tem habilitações é de cerca de 887€. Embora essa média compreenda um salário inicial para quem tem graduação, pós-graduação ou até mesmo mestrado. Porém, independente de ser um português ou um estrangeiro.
Profissionais em vantagem
Entretanto, algumas áreas, como no resto da Europa, estão com falta de profissionais qualificados. Estão na lista de Critical Skills as seguintes áreas:
Finanças e Contabilidade
Tecnologia da Informação
Engenharias
Para esses profissionais, o salário supera a média. Aliás, ainda é possível encontrar empresas que apresentam incentivos para que o imigrante se estabeleça no país, como se responsabilizar pelas autorizações de trabalho e residência, além de oferecer acomodação para os primeiros dias.
Portanto, já que estamos destacando essas áreas, reforçamos que a Tecnologia está bem aquecida no mercado e com alta demanda de profissionais qualificados em Portugal. Além disso, os profissionais brasileiros são alguns dos profissionais de fora da Europa mais desejados pelas empresas portuguesas para recrutar. É na capital, Lisboa, onde está a maior concentração de empresas para se trabalhar na área.
Atualmente, para facilitar o processo de contratação de profissionais estrangeiros, foi criado o Programa Tech Visa, que abre oportunidades para profissionais qualificados estrangeiros da área de TI. Então, aproveite para saber mais no nosso artigo Tech Visa Portugal.
Agora, como posso calcular os custos para viver em Portugal?
A radio portuguesa Renascença criou a calculadora que permite a você saber quanto será necessário por mês para viver em Portugal. Lá você pode ter acesso ao valor médio dos aluguéis em Lisboa, Porto, Faro e outras cidades. Também será possível ter ideia dos custos básicos com água, luz, telecomunicações, deslocamentos e alimentação, seja em casa ou em restaurantes.
Se você já tem um salário de referência para uma vaga que busca, poderá alterar o item da tabela para ter um resultado final pontual com sua realidade.
Informações atuais sobre a realidade no país
Porém, se ainda não souber detalhes de salário, ao preencher os dados referentes a idade na plataforma, também poderá ter acesso as informações do Ministério do Trabalho sobre quanto ganha uma pessoa na sua faixa etária.
Por exemplo, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho português, referentes a 2017, trabalhadores com idades entre 25 a 34 anos, recebem, em média, 957.43 euros mensais.
Todavia, não é preciso fazer nenhum cadastro para ter acesso as informações. Para isso, basta preencher os espaços disponíveis na página com os campos solicitados para obter um artigo personalizado!
Pretende entender de vida para morar e trabalhar em Portugal?
Se tiver alguma dificuldade, tente por aqui : https://rr.sapo.pt/calculadora-custo-de-vida/
Trabalhar em Portugal na área de formação
Ainda assim, por mais que existam ferramentas hoje que auxiliem o profissional que sai do Brasil para viver em Portugal, contratar uma Consultoria de Carreira pode te ajudar a entender o mercado e melhor se posicionar para enfim, conseguir um trabalho na sua área de formação na Europa.
De forma personalizada e realista, é isso que a MoveUp Talents faz. Nós te apresentamos as possibilidades de mercado de acordo com o seu perfil para que você direcione sua carreira e conquiste seu lugar no mercado português.